Govidros

Empresa mais Sustentável- Energia limpa e renovável

Como a GOVIDROS economizou energia suficiente para abastecer 10 casas sem reduzir sua produção

Às vezes pequenos detalhes podem passar despercebidos, principalmente sobre situações comuns do dia a dia que acabamos não questionando se está certo ou errado.

Foi exatamente o que aconteceu com nosso parceiro, Govidros, através da nossa plataforma de monitoramento foi possível ver as “situações comuns do dia a dia” sob uma ótica de dados e, a partir daí, a equipe de gestão interna de energia da GO VIDROS pôde tomar decisões muito impactantes na economia e redução do valor das faturas.

Antes de prosseguir, vamos contextualizar, a GOVIDROS é uma indústria fabricante de vidros com operação concentrada em Goiás atuante desde 1976. A Simer Energia foi responsável pela migração da GOVIDROS para o Mercado Livre de Energia, desde então, monitoramos todo o consumo e contrato 24 horas por dia através da nossa plataforma SIMER (Solução Integrada de Monitoramento de Energia Remoto).

energia limpa, empresa mais sustentável.

Na indústria de vidros é necessário acionar os fornos com certa antecedência para que estejam aquecidos no momento de iniciar a produção. Os fornos na GO VIDROS sempre eram acionados 3 horas antes do início das atividades, nesse momento, havia um grande gasto energético e zero produção.

O time de gestão interna de energia da Govidros analisou seu processo de consumo de energia através da plataforma SIMER e nos repassou a possibilidade de realizar o seguinte teste: reduzir uma hora do período de acionamento dos fornos. Acompanhamos de perto o período de testes para que a operação não fosse prejudicada durante o processo. O resultado? Mesmo reduzindo 1 hora do acionamento, os fornos conseguiram atingir a temperatura necessária para iniciar a operação.

Falando em números, conseguimos mensurar pela plataforma de monitoramento SIMER que essa pequena mudança em uma situação comum do dia a dia da operação, o acionamento dos fornos, resultou em 3.000 kWh de economia mensais. A média de consumo de uma residência no Brasil é de 300 kWh, ou seja, essa simples ação gerou uma economia suficiente para abastecer 10 casas no mesmo período. E o melhor, conseguimos juntos gerar economia significativa sem reduzir em nada a produção diária da indústria.

Comprar energia limpa e barata foi só o primeiro passo ao migrar para o Mercado Livre de Energia, esse exemplo da GOVIDROS evidencia o que sempre dizemos por aqui: Comprar barato é importante, mas cuidar da energia adquirida também.

Texto adaptado

Fonte: www.simerenergia.com.br

Continuar no Whatsap
1
Olá! Como podemos lhe ajudar?
Olá! Como podemos ajudar?